Você pode fazer uma peça que tenha forro, produzir bolsas ou pensar em tecidos nacionais, por exemplo. A partir disso, dá para notar que há uma variação muito grande de tecido para patchwork para comprar no mercado. Então, qual o melhor para você? Conheça os principais!

Aliás, antes de começar, considere que vamos falar muito aqui sobre o tecido totalmente feito de algodão – ou melhor, o 100% algodão.

E o que isso quer dizer? Que eles são fáceis de serem lavados e não perdem a característica original. Além do mais, não desfiam e são bons para a costura porque são firmes. Agora sim, vamos lá!

1 – Tricoline

A gente vai começar com o tricoline que é o mais conhecido de todos. Eles são leves e feitos com fios penteados, o que acaba permitindo um ótimo resultado final. Quando lavados, eles não perdem as características originais, eles não desfiam e são firmes para a costura. São fabricados em 100% de algodão.

2 – Algodão Cru

Outro tecido para patchwork que todo mundo adora é o tecido cru e isso faz todo sentido. Ele é conhecido por ter uma forma natural mais rústica. Porém, o que pouca gente sabe é que é muito versátil, além de resistente. É muito usado para forro de peças. Mas, é preciso deixar ele de molho antes do uso.

3 – Piquê

Também está na lista dos mais conhecidos da costura patchwork. O piquê é um tecido feito de algodão que tem um toque macio e suave. Sendo assim, é muito comum que seja usado para a fabricação de enxovais de bebê, por exemplo. Possui desenhos em formatos variados, sendo que dá para encontrar em várias estampas.

4 – Brim

É outro dos tecidos 100% de algodão. E o mais legal do brim, que é um diferencial e tanto como tecido para patchwork, tem a ver com as estrias diagonais. É um dos tecidos mais firmes para a costura, portanto, recomendado até mesmo para quem ainda não tem experiência com a arte de costurar. É usado para toalhas de mesa e colchas.

5 – Jeans

Olha só que apareceu aqui, o jeans. Mais um tecido para patchwork que acaba “surpreendendo” muita gente. Isso porque ele é totalmente feito de algodão e muito resistente – além de ser flexível. O jeans pode ser usado para fazer tapetes, bolsas, mantas, colchas e sempre traz um ar de modernidade.

6 – Sarja

A sarja é um tipo de tecido que é 100% de algodão e ótimo para fazer peças domésticas, como tapetes, mantas, bolsas ou até mesmo sacolas ecológicas. Por isso, acaba sempre estando na lista de quem tem essa visão empreendedora sustentável. O material tem estrias diagonais e em várias cores e tamanhos.

7 – Percal

Talvez seja o tipo de tecido usado em patchwork que você menos tenha ouvido falar. Só que leve em conta que ele é bem macio e suave, sendo ainda um dos mais belos em termos de estampas ou de conforto. O tecido vai se tornando suave a medida que o fio aumenta. Por isso, são ótimos para roupas de bebês e peças grandes, como mantas.

Bônus: os tecidos importados

Considere que você também poderá encontrar tecidos importados para comprar. O ponto negativo é que eles são bem mais caros. E, dá para dizer que o mercado nacional tem mais opções. De todo modo, eles podem ser diferenciados em termos de características.

Onde comprar

Por fim, fica a dica de onde comprar. Saiba que atualmente é possível pesquisar e comparar preços dos tecidos pela internet. Além disso, dá para receber no conforto de casa com fretes acessíveis ou, muitas vezes, gratuitos. Assim, dá para ter até uma economia financeira no custo da produção. Então, pesquise as distribuidoras que enviam os tecidos para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
https://www.costuramoderna.com.br/tecido-para-patchwork
Tecido para Patchwork – as 7 melhores opções do mercado