Na hora de montar uma pequena oficina de costura em casa, muita gente acha que é só ter a máquina e começar a costurar. No entanto, é preciso ir muito além disso. E isso não significa gastar muito, está bem? Estamos falando sobre criar um negócio estruturado, entenda!

1 – O seu local de trabalho

É claro que estamos falando sobre a sua casa. Afinal, isso está no título do artigo. Mas, vamos ser sinceros: é preciso mais do que isso. Diga a verdade: qual é o seu projeto? Pode ser que você vá usar a garagem de casa ou mesmo o quartinho dos fundos como oficina.

E tudo bem com isso. O que importa mesmo é que você tenha isso definido. A escolha do seu novo lugar de trabalho tem um peso muito importante. Porque, já vamos adiantar uma coisa, costurar no mesmo quarto em que você dorme ou na sala de TV não vai ser muito produtivo.

Na verdade, nem importa muito qual é o seu tamanho, em termos de espaço ou se você tem um ambiente totalmente refrigerado para esse momento, com um ar-condicionado. O que importa é que você tenha o seu lugar de trabalho bem definido.

Esse é o primeiro passo para montar uma pequena oficina de costura em casa!

2 – O seu investimento inicial

Calma, não se assuste. Tem muita gente dizendo que é preciso fazer empréstimos milionários no banco para abrir a própria oficina de costura em casa. Só que isso não é verdade. Tudo vai depender do que você já tem, do que vai precisar e quando vai começar, ok?

Vamos supor que você já tenha uma máquina de costura que era da sua avó. Ótimo. Ainda que ela seja antiga, se você souber como usar e ela servir para produzir as suas novas peças ou consertar as antigas, é isso aí que você precisa para esse momento.

Guia Absolutamente completo sobre Máquinas de Costura!

E quanto aos acessórios, objetos e materiais, pense no que é realmente necessário para agora, até que você consiga obter os primeiros lucros. Ou seja, esqueça aquela ideia de comprar um milhão de tipos de tecido. Foco que são mais usuais e comuns. Esse é o começo.

3 – Os serviços que você vai prestar

Aliás, considerando o tópico anterior, é muito importante que você saiba por onde vai começar e o que vai fazer. Isso porque montar uma pequena oficina de costura em casa pode ser muito fácil, sendo que o mais difícil mesmo é focar em um tipo de trabalho.

Tem muita gente achando que o famoso “faz tudo” resolve. Só que nem sempre, viu. Se você for muito boa em alguma área da costura, use isso como diferencial. Vamos ao exemplo: você sabia que tem um montão de gente ganhando dinheiro com a customização de abadás?

Isso vale se você mora em um lugar perto de desfiles de Carnaval. Por outro lado, tem mercados para quem costura uniformes de escola também. Ou para quem faz roupas para funcionários de uma empresa. Assim como peças de grife e consertos de calças jeans.

Assim, chegamos ao terceiro passo para montar uma pequena oficina de costura em casa e falta só mais um deles!

4 – A regularização da sua oficina

Como vimos até aqui, o mais importante é estar com a oficina funcionando e prestando serviços e fazendo vendas. Aos poucos, você vai conseguir fazer um verdadeiro ateliê. Só que esse começo não precisa ser tão rápido ou tão robusto assim.

O ideal é que se comece aos poucos, criando mercado, entendendo o mercado, aprendendo a vender mais. E para fazer isso do jeito certo, mesmo que forma simples, considere estar regularizada. Hoje em dia, isso também é fácil, como através da abertura do MEI.

O MEI é um tipo de empresa de micro porte que permite o pagamento de impostos, tudo dentro da lei, de um modo simples, rápido e mais barato. Estude sobre isso.

Vale a pena montar uma pequena oficina de costura em casa?

Após avaliar esses 4 pontos, você vai saber se já tem tudo o que precisa para dar o passo inicial nessa jornada de empreendedorismo. A partir daí é que você começa a procurar clientes e divulgar o seu trabalho, sendo esse um próximo passo, também importante.

Só que antes disso, considere fazer nascer a sua oficina, que vai ser o seu templo de trabalho. Ainda mais agora que você conheça os 4 degraus mais importantes para montar uma pequena oficina de costura em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
https://www.costuramoderna.com.br/pequena-oficina-de-costura-em-casa
Vai montar uma pequena oficina de costura em casa? Você precisa saber de 4 coisas