Atualmente, não importa se você está em um ateliê da Zona Sul da cidade ou se trabalha no quartinho dos fundos da sua casa. O que importa é que você saiba fazer o que o consumidor necessita. Por isso, as especializações para costureiras podem fazer tanto sentido para você.

Portanto, se você já tem o negócio próprio, que está dando ótimos retornos financeiros e possibilitou até você abrir um ateliê maior, tudo bem. Mas, se você está trabalhando de casa, dando os primeiros passos na costura, saiba que esse artigo foi feito pensando em você.

As especializações para costureiras

Isso porque a gente quer mencionar aqui algumas das especializações que a costureira pode seguir na carreira. Mas, por que isso importa? Porque a partir delas dá para se tornar referência em alguns temas e isso é ótimo para criar um público mais fiel e atender o mercado.

1 – Costureira Artesã

A gente vai começar por aquelas especializações mais simples, que possivelmente podem ser ótimas ideias para você. Esse tipo de costureira atua em máquinas de costura e fazem peças de artesanato de todo tipo e material.

Para esse tipo de trabalho, o ideal é que se tenha muita criatividade e possua bom gosto. Além das habilidades manuais, que são imprescindíveis para toda artesã. Isso tudo permite a profissional usar retalhos de tecidos e criar os mais incríveis produtos finais.

2 – Costureira Industrial

Essa também é uma boa ideia de especialização. Porém, muita gente não gosta muito da ideia de ser funcionária de uma empresa. Por outro lado, a boa notícia é que a maioria das grandes fabricantes de roupas contratam, anualmente, essas costureiras industriais.

E o que ela faz? Basicamente, fica responsável por produzir uma parte da roupa. Ou seja, ela partida do processo da montagem de uma linha de produção. Ou seja, não é ela quem fará a peça toda, mas ela fará uma parte do todo, que pode ser bolsos, botão, zíper, etc.

3 – Costureira Pilotista

Agora, um termo que é bem menos comum entre as especializações para costureiras. Mas, que pode ser alternativa boa para você. Você sabe o que é costureira pilotista? A gente explica! É uma categoria bastante antiga, que geralmente está ligada às empresas.

É uma função que trabalha com os moldes que serão feitos para peças novas. Ou seja, a ideia é fazer a “prova” da roupa. É fácil entender isso: imagine um ateliê que faça peças sob medida, ok? Então, vai ter uma profissional que vai tirar o molde do corpo da pessoa. É a pilotista.

4 – Costureira Sob Medida

E como comentamos acima, saiba que a costureira que faz roupas sob medida, geralmente, tem ideias para empreender, ou seja, abrir o próprio negócio. Assim, é uma categoria que permite a criação de peças novas, com base em tendências ou em pedidos específicos.

Esses 5 serviços de costureiras são ótimos para quem quer começar um negócio próprio

Ela fica responsável, especialmente quando tem o próprio negócio, por trabalhar desde a medida inicial até mesmo a entrega do produto. E também pode atuar com consertos, sendo que fará ajustes em roupas já prontas. E ela pode ter o estilista como parceiro.

 5 – Costureira Faccionista

Uma última opção que temos é a de faccionista, que tem um nome diferente, mas que também é simples de entender. Ela trabalha em oficinas de costura, só que geralmente como autônoma. Ou seja, é uma costureira independente.

A ideia é que ela receba os moldes e faça peças idênticas àquela. Em boa parte dos casos, ela fica responsável pela montagem toda, o que considera desde o projeto piloto até mesmo a entrega das peças criadas. Ela tem que ser muito detalhista para se dar bem na profissão.

Qual é a sua especialização?

Agora que você conhece algumas das especializações para costureiras que é possível seguir, que tal começar a estudar para uma delas. Esse pode ser um ótimo pressuposto para você entregar serviços de qualidade para um público especifico, que pode ser de clientes ou lojas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
https://www.costuramoderna.com.br/especializacoes-para-costureiras
Conheça 5 especializações para costureiras que trabalham de casa