Criar uma planilha de custos para oficina de costura pode fazer toda a diferença na hora de encontrar os melhores caminhos para economizar ou investir no seu negócio. Esse documento não indica apenas onde você está mais gastando. Mas, também pode dizer qual será a melhor forma de lucrar.

Inclusive, o objetivo de uma planilha de gastos em uma e qualquer empresa pode passar pela organização financeira do negócio, sendo que é isso que vai permitir reconhecer os lucros ou os prejuízos. É muito mais do que contar notas. É saber exatamente onde está o dinheiro.

1 – As informações

Antes de tudo, o primeiro passo é sobre saber quais as informações que são importantes para você e sua planilha. Afinal, a ideia é ter uma espécie de mapa financeiro do seu negócio. Então, nada melhor do que conhecer os custos que você tem. Depois, é preciso separar os custos.

2 – As categorias

Essa separação dos custos deve vir em categorias. E há diversos modos de criar as categorias, podendo pensar em custos fixos, variáveis, investimentos e muito mais. O importante é considerar essas mesmas categorias para os gastos de todos os meses na sua planilha de custos para oficina de costura.

3 – As despesas fixas

No caso das despesas fixas, por exemplo, é possível considerar aqueles gastos que são corriqueiros, comuns, mensais. Eles até podem sofrer variações, mas são mais pontuais e menores, como é o caso do aluguel, de energia, dos salários, dos impostos.

4 – As despesas variáveis

Já quando se fala em despesas variáveis, que também é importante na planilha de custos para oficina de costura, considere que é um campo onde vão entrar os gastos que podem variar muito de um mês para outro. Por exemplo, eles podem ter a ver com a compra de matéria-prima, de equipamentos, de acessórios, entre outros.

5 – As comparações

Uma das finalidades de se criar uma planilha de custos para oficina de costura é justamente a chance de poder comparar os gastos e saber se você está gastando demais ou se mantém os custos ao longo do tempo. Portanto, sempre faça comparações mensais e anuais.

6 – As metas

A partir das comparações e de um estudo que tem que considerar ao menos 6 meses de anotações, saiba que já é possível criar metas de economia. Por exemplo, você pode pensar em reduzir os gastos com o excesso de matéria-prima ou com a energia elétrica mesmo.

7 – Os objetivos

A partir das metas de economia, que mencionamos acima, você poderá começar a pensar em melhores usos para os seus recursos financeiros. Isso inclui a compra de um novo e mais tecnológico equipamento, de uma máquina nova, o aluguel de uma oficina maior, etc.

8 – As projeções

Também é a partir da planilha de custos para oficina de costura que você consegue pensar em projeções de venda e trabalho. Isso porque ao considerar os custos, você tem uma ideia melhor do quanto a sua oficina de costura precisa vender naquele mês.

9 – As estimativas

Mais um ponto bacana de se considerar a partir da avaliação dos custos é sobre as novas compras. Assim, você estuda a compra de uma máquina e sabe que ao juntar R$ 200 mensais dará para comprar ela daqui a 2 anos. Isso permite um dado estimado para o futuro.

10 – A atualização

Por fim, a última dica para montar a planilha tem a ver com a sustentação dela. Ou seja, não adianta nada você ter a planilha montada se não fizer a alimentação dos dados. Isso pode ser feito uma vez ao mês ou por semana. O importante é anotar tudo nela.

Onde fazer a planilha de custos

Para terminar, considere que hoje em dia há softwares, aplicativos e programas que permitem essa contabilidade automática. Mas, nada impede de você criar a sua planilha de custos para oficina de costura no Excel. O importante é lembrar desses 10 passos importantes que citamos aqui, que fazem toda diferença.

E você também pode se interessar por ler: Vai montar uma pequena oficina de costura em casa? Você precisa saber de 4 coisas, que é uma matéria que fizemos há alguns dias e tem a ver com a oficina de costura também.

Para quem não conhece, o Excel é uma ferramenta gratuita e online, que pode ser criada a partir do zero ou tem modelos prontos para serem usados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
https://www.costuramoderna.com.br/custos-para-oficina-de-costura
Aprenda a montar uma planilha de custos para oficina de costura em 10 passos